quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Estreias de cinema de 10 de Dezembro de 2020

 

Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:




Jiu Jitsu

De seis em seis anos um cometa passa pela Terra. Nesse momento, um portal para uma galáxia distante é aberto e dele sai uma criatura alienígena determinada a lutar até à morte. Caso não tenha um adversário à sua altura, mata todos os que encontrar pelo caminho. Apesar de renitente em aceitar a difícil tarefa de o enfrentar, Jake Barnes, um famoso mestre de jiu-jitsu, é obrigado a combater, numa luta de vida ou morte que determinará o destino do planeta. A seu lado terá Wylie, líder de uma antiga ordem de lutadores de jiu-jitsu, que o vai ajudar a salvar a Humanidade.
Inspirado na novela gráfica homónima da autoria de Dimitri Logothetis e Jim McGrath, um filme de acção com artes marciais à mistura, escrito e realizado por Logothetis ("Wings of the Dragon", "Kickboxer: A Retaliação"), que conta com Alain Moussi, Frank Grillo, JuJu Chan, Tony Jaa, Marie Avgeropoulos e Nicolas Cage como protagonistas. 




O Mundo Secreto dos Dragões

Draco é um jovem dragão que, desde que nasceu, vive escondido num vale com outros da sua espécie. Depois de saber que o lugar que tem sido a sua casa será em breve inundado pelos humanos, entende que tem de fazer alguma coisa. É assim que, ao lado de Sorrel, a sua melhor amiga, embarca numa longa viagem para tentar encontrar a Orla do Céu, um lugar que todos acreditam existir nas cordilheiras dos Himalaias, onde os dragões possam finalmente viver livremente. Nessa aventura, vão conhecer Ben, um rapaz órfão, de coração nobre e corajoso, que afirma ser um verdadeiro Cavaleiro de Dragões. Mas depressa se apercebem de que estão a ser perseguidos pelo Espigão Dourado, um monstro que tudo fará para os capturar. 
Uma aventura animada com realização de Tomer Eshed, segundo um argumento de Johnny Smith, que tem por base o "best-seller" homónimo da escritora infantil Cornelia Funke. Na versão original, as vozes pertencem a Felicity Jones, Patrick Stewart, Thomas Brodie-Sangster, Freddie Highmore, Meera Syal, Sanjeev Bhaskar e Nonso Anozie. Já a versão portuguesa vale-se das vozes de Ana Guiomar e Nelson Évora, entre outros.




Pardais

Ari, de 16 anos, tem de deixar a cidade islandesa de Reiquejavique, onde vive há anos com a mãe, para se mudar para casa do pai e da avó, numa zona do interior do país. Essa mudança tão radical na sua vida será difícil, sobretudo devido ao distanciamento que se criou entre ele e o pai ao longo do tempo em que viveram afastados. A adaptação ao lugar, num momento tão crítico, será complexa e deixará as suas marcas. 
Estreado, em 2015, no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), um drama com assinatura do islandês Rúnar Rúnarsson ("Volcano", "Echo"). Os actores Rade Serbedzija, Ingvar Eggert Sigurðsson e Atli Oskar Fjalarsson assumem as personagens principais.