sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Controle as suas emoções através da alimentação



Sabia que a Tristeza  está associada à energia contractiva, como a do Outono, que a cor desta emoção é o branco, que se estivermos muito tristes os nossos pulmões e intestino grosso são afetados? E que o melhor para esta altura é comer estufados e o melhor cereal é o arroz?

O Medo por sua vez está relacionada com energia do Inverno, a sua cor é o azul e preto e, quando sentimos medo os nossos rins e bexiga trabalham mais, quando nos sentimos assim o melhor é comermos assados no forno e cozidos na pressão, sendo os melhores cereais o trigo-sarraceno e a aveia.

A Ira é, segundo a especialista em alimentação Daniela Ricardo, uma emoção associada com a energia ascendente, que se sente primavera, a sua cor é o verde e os órgãos o fígado e a vesícula biliar, para atenuar a Ira é melhor comer cevada e trigo, e os alimentos devem ser cozidos a vapor, escaldados ou salteados.

A Alegria está mais presente no verão (e este é um facto que ninguém pode contestar! J) a sua cor é o vermelho e os seus órgãos o coração e o intestino delgado, o cereal mais adequado a esta emoção é o milho e o melhor método culinário são os salteados rápidos, as marinadas, os crus e as tempuras.

Por fim, temos o Nojo (também como parte das 5 emoções básicas) que relacionamos com o final do Verão, a cor atribuída é o amarelo e, quando nos sentimos com nojo o nosso baço, pâncreas e estômago ressentem-se, o melhor nesta altura é comer millet e confeccionar os outros alimentos de forma salteada ou estufada..

Com toda esta situação atípica que estamos a viver, torna-se complicado gerir, controlar e equilibrar as nossas emoções com todas as obrigações que temos de trabalho, casa e família. No Livro Cozinha das Emoções da Daniela Ricardo ajuda a entender melhor as emoções e de que forma elas afetam o nosso corpo e como podemos através da alimentação harmoniza-las com a nossa vida.

Sobre a Autora

Daniela Ricardo é chef, professora e consultora de alimentação consciente e natural. É licenciada em Enfermagem e trabalhou no Instituto Português de Oncologia do Porto como enfermeira durante vinte anos. É também terapeuta de Shiatsu. Estudou no Instituto Macrobiótico de Portugal, formando-se como professora e consultora de Macrobiótica. Tem diversas formações na área da nutrição e alimentação, algumas das quais pela Stanford University. Actualmente abraça um projecto de alimentação consciente e natural, com o seu nome, que visa divulgar a alimentação e um estilo de vida conscientes e naturais, assim como levar os que a acompanham a sonhar e a iniciar viagens pelo Mundo.

É apaixonada por conhecer novos lugares, novas culturas, novos sabores. O mundo é a sua casa, pelo que actualmente organiza viagens e retiros juntamente com o marido, Luís Baião, através da Zen family. Já cozinhou um pouco por todo o Mundo e a sua missão é levar cada vez mais pessoas a adoptarem um estilo de vida saudável e consciente, que contribua tanto para o seu bem-estar físico como para o equilíbrio e sustentabilidade do planeta. É autora dos livros Viagens da Comida Saudável, Cozinhar com Amor e Sabores do Viajante, dois dos quais vencedores do Gourmand Cookbook Award, um a nível nacional e outro internacional, sempre com foco na alimentação consciente e natural, nos produtos locais e sazonais, de preferência biológicos.