terça-feira, 29 de dezembro de 2020

"Enogastronomy" apresenta 11 casos de estudo para harmonizações perfeitas entre a comida e o vinho


Luís Gradíssimo acaba de lançar “Enogastronomy”, um livro sobre enogastronomia que se destina a todos quantos querem saber mais sobre a ligação entre comida e vinhos, as várias possibilidades de harmonização e a forma como o tema se relaciona com cada pessoa.

Ao longo de 99 páginas, “Enogastronomy” desenvolve-se em vários capítulos com abordagens à fisiologia do gosto, vinho, comida, harmonização e condicionantes da percepção, para além de apresentar onze casos prácticos, nos quais se analisa uma harmonização conhecida para ver o porquê dessa conjugação e a introdução de outras possibilidades a explorar.

“Caviar & Champagne”, “Ostras & Muscadet”, “Espargos & Sauvignon Blanc”, “Foie Gras & Sauternes”, “Presunto & Jerez”, “Peixe e (vinho) Branco”, “Carne & (vinho) Tinto”, “Stilton & Porto Vintage”, “Biscoitos & Vin Santo”, “Crème Brûlée & Porto Tawny” e “Chocolate & Vinho” são os onze desafios a descobrir por enófilos e gastrónomos num território comum de desafio sensorial.

Resultante de um trabalho desenvolvido no âmbito da dissertação apresentada na Universidade de Champagne-Ardenne, em Reims, “Enogastronomy” é uma edição de autor que reflecte a passagem de Luís Gradíssimo pelo Cordon Bleu, em Paris. À venda exclusivamente na Amazon, “Enogastronomy” é um livro editado em inglês e que já está disponível.

Luís Gradíssimo é um engenheiro com formação em Gestão - MBA e Wine Business Management, é formador certificado e com diversa formação em Vinhos (WSET), Gastronomia (Le Cordon Bleu) e Enogastronomia (HEG/DUGGAT). É o criador e responsável da Enóphilo, com actividade focada em eventos (Enóphilo Wine Fest, Brut Experience, Velhíssimas) e em formação para enófilos (online e offline), disponibilizando também um Marketplace de vinhos, tudo disponível em www.enophilo.pt.