terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Sony Apresenta Relatório que mostra a Relação Existente entre Emoção vs. Música


Um relatório inovador revelou as formas impressionantes através das quais a música influencia o nosso dia a dia e como ela nos afeta física e psicologicamente, de forma mais intensa do que pensamos.

Alguns estudos científicos demonstraram que a música pode ser uma ferramenta de regulação do humor, com o andamento a alterar significativamente a nossa resposta emocional. Os tons maiores e menores podem transformar algo animado em algo melancólico.

O Dr. David Lewis da Mindlab International afirmou: "A música triste pode ajudar-nos a ultrapassar tempos difíceis. As respostas emocionais mais intensas, quer sejam de felicidade ou tristeza, foram obtidas quando uma música contrastava emocionalmente com a música ouvida imediatamente antes. Da próxima vez que necessitar de ser animado e revitalizado pela música, crie uma sanduíche musical. Ouça uma música que o deixe triste e, logo a seguir, uma que o deixe animado, positivo e otimista. Desta forma, o poder da música animada será ainda mais impactante".

A música é também uma dica poderosa que pode recuperar experiências emocionais esquecidas, frequentemente de forma intensa, com 88% dos inquiridos em toda a Europa a admitirem lembrar-se de situações em que a música desempenhou um papel importante.

Pode afetar a forma como a nossa mente funciona, mas também a forma como nos comportamos e respondemos a quem nos rodeia. 

Em média, ouvimos mais de 285 horas de música por ano (12 dias inteiros) conferindo-lhe um poder único para alegrar as nossas vidas durante estes tempos difíceis. 80% das pessoas afirmaram querer ouvir mais música, devido aos seus benefícios para o nosso bem-estar físico e mental. 

Com base na investigação do Dr. David Lewis, a Sony criou duas novas representações visuais do quanto a música nos pode influenciar física e emocionalmente. Graças à ajuda dos novos sistemas de áudio de alta potência MHC-V83D e MHC-V73D da Sony, os vídeos reproduzem as formas através das quais as músicas de andamento rápido e lento, associadas às funções de luz e som omnidirecionais dos sistemas de áudio, influenciam o nosso corpo e os objetos à nossa volta.