quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Estreias de cinema de 3 de Dezembro de 2020

 

Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:




Super-inteligência

Para sua surpresa e enorme descontentamento, Carol Peters, até aí uma pessoa perfeitamente comum, é escolhida para cobaia de uma super-inteligência artificial que irá decidir o que fazer com a Terra. Indecisa sobre subjugar, preservar ou destruir a Humanidade, essa entidade tecnológica quer estudar todos os aspectos da vida de Carol, para perceber se realmente os seres humanos são dignos de salvação. Ciente da enorme responsabilidade que lhe coube em sorte, Carol vai ter de provar o que vale.
Escrita por Steve Mallory, uma comédia de ficção científica realizada por Ben Falcone, também responsável por "Tammy" (2014), "A Chefe" (2016) ou "A Rainha da Festa" (2018) – todos, tal como este filme, com Melissa McCarthy como protagonista. James Corden, Bobby Cannavale, Brian Tyree Henry e o próprio realizador assumem as personagens secundárias.




Apaga o Histórico

Três amigos debatem-se com problemas que, embora diferentes, estão todos relacionados com a omnipresença da internet: Marie corre o risco de perder a credibilidade por causa de um vídeo de carácter sexual que protagoniza com um desconhecido; Bertrand não sabe o que fazer para proteger a filha, que há muito sofre de "bullying" nas redes sociais; e Christine é uma motorista de Uber que não consegue de modo algum melhorar as avaliações dos seus clientes. Um dia, resolvem rebelar-se e enfrentar as grandes empresas tecnológicas que, segundo eles, apenas servem para arruinar a vidas de pessoas inocentes. 
Vencedor do Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim, uma comédia com assinatura de Gustave de Kervern e Benoît Delépine, a dupla que também realizou "Louise-Michel" (2008), "Mammuth" (2010), "Le Grand Soir" (2012), "Experiência de Quase Morte" (2014) e "Saint Amour" (2016).




O Caso de Sarah e Saleem

Saleem é um palestiniano que vive na Jerusalém oriental. Sarah é israelita e gere um café do lado ocidental. Apesar de serem ambos casados – ela com um coronel do exército israelita, ele com uma jovem com quem está prestes a ter um filho –, apaixonam-se perdidamente. Ao darem largas àquela paixão, colocam-se numa posição de grande risco, não apenas pelas óbvias questões de ordem moral e religiosa, mas também pela carga política que alguns querem atribuir à sua ligação.
Com assinatura do palestiniano Muayad Alayan, que segue um argumento escrito por Rami Musa Alayan, um filme dramático que conta com a participação de Adeeb Safadi, Sivane Kretchner, Maisa Abd Elhadi e Ishai Golan, entre outros.