quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Gob Squad regressam a Lisboa com "Super Night Shot"


O coletivo Gob Squad regressa a Lisboa, mas, desta vez, não vão a palco. Gravado nas ruas de Lisboa uma hora antes do início de cada sessão, Super Night Shot é um filme (projetado em quatro ecrãs) que é diferente todas as noites. Depois de ter estado no Porto em 2008, é agora apresentado no Teatro do Bairro Alto de 7 a 9 Novembro. 

Super Night Shot é um filme para vários ecrãs que é projetado apenas uma vez. A rodagem começa exatamente uma hora antes da chegada do público ao teatro, quando os Gob Squad partem cidade fora de câmaras na mão. A sua causa é a guerra ao anonimato, têm as câmaras como arma e a sua missão é produzir um momento de pura emoção e paixão. Há quatro performers que documentam individualmente o que lhes acontece, sem cortes nem montagem. As ruas da cidade transformam-se num décor onde beatas de cigarro, graffiti, carros e edifícios servem de adereços e cenários, enquanto as pessoas na rua se convertem em potenciais amantes, libertadoras ou amigos. Este é o filme das suas vidas.

O coletivo anglo-alemão Gob Squad trabalha na interseção do teatro, da arte, dos media e da vida real, em busca de beleza no quotidiano e de sabedoria na voz de quem passa. Super Night Shot é já um clássico do teatro experimental contemporâneo. Depois da estreia em Berlim em 2003, num tempo sem selfies nem YouTube, já circulou por seis continentes e chega agora finalmente a Lisboa (esteve no Porto em 2008).