quarta-feira, 6 de novembro de 2019

São Martinho em Oeiras


Oeiras volta a celebrar o São Martinho com dois grandes magustos, sendo que este ano serão oferecidas à população 13 toneladas de castanhas assadas. As tradicionais Festas de São Martinho, que em 2019 têm mais um dia de comemoração, vão realizar-se nos dias 10 e 11 de Novembro, das 11:00 às 22:00, no Largo 5 de Outubro, em pleno Centro Histórico de Oeiras e no dia 16 de Novembro, das 11:00 às 22:00, no Jardim do Palácio Anjos, em Algés.

No âmbito destas festividades e como é tradição, as luzes de Natal de todo o concelho serão ligadas pelo presidente do Município, Isaltino Morais, no dia 11 de Novembro, às 18:30, no decorrer das Festas, no Largo 5 de Outubro, em Oeiras.

Nas Festas de São Martinho, a par das castanhas, preparadas em grandes assadores, ao longo dos três dias haverá animação variada com o Grupo Gaita de Foles, Bombos e Caixa (nos três dias), o Grupo desgarradas de Concertina e para os mais pequenos haverá também animação com pinturas faciais.

Além do mais, os visitantes poderão aproveitar para visitar os vários stands com gastronomia variada e doçaria da região, disponíveis nos dois locais.
As Festas de São Martinho são organizadas pela Câmara Municipal de Oeiras em colaboração com a ACECOA - Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Oeiras e Amadora.

Trata-se de um dos eventos culturais que o Município organiza anualmente com o objetivo de gerar atratividade e notoriedade para os centros das vilas, inserindo-se o mesmo no âmbito da dinamização dos Núcleos Históricos do Concelho. Outro evento, realizado anualmente, que pretende contribuir para o aprofundamento do conhecimento e sensibilização para a salvaguarda do património dos centros históricos é a Mostra Gastronómica de Paço de Arcos (Junho).