quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

André Jordan mais que um empresário é o pai do Turismo em Portugal



Numa época em que o mundo se debate com uma das maiores crises da história moderna, André Jordan publica uma segunda edição, revista e aumentada, do seu livro de memórias. Um livro amplamente ilustrado, que se lê como uma novela da vida real.

André Jordan oferece-nos neste livro o lado desconhecido e fascinante de oito décadas de uma vida intensamente vivida, que atravessa alguns dos episódios mais relevantes da nossa contemporaneidade. Uma história, na primeira pessoa, que descreve através de retratos íntimos as personagens com quem se cruzou: aristocratas, políticos, estadistas, estrelas de cinema, grandes artistas.

Num ano que ficará para sempre marcado pelo impacte e desafios da pandemia, André Jordan recorda-nos tempos marcados por outros dramas, como a fuga ao nazismo com a família e a reconstrução posterior da sua identidade, mas também a magia dos momentos áureos que viveu em Nova Iorque, Buenos Aires e Paris. A sua chegada a um Portugal vetusto, mas pleno de promessas, onde depois testemunhou a revolução de Abril, sonhos, sucessos, fracassos, paixões e desilusões. 

Segundo André Jordan, «Quando me propus escrever um livro sobre a minha viagem pela vida, o objetivo foi registar o testemunho de quase um século, no qual o mundo encolheu e todos vivemos com todos. Cheguei até aqui fazendo a travessia de situações e desafios interessantes, em relacionamento intenso com seres com quem vou compartilhando os espaços para onde a vida me leva, encarando as missões que vão surgindo e os obstáculos que vão aparecendo. É um relato verdadeiro, porém, incompleto. Espero que gostem. E se não gostarem, não digam…»