quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Órix e Crex – O Último Homem, de Margaret Atwood

Um homem, que em tempos se chamou Jimmy, vive numa árvore, embrulhado num lençol, e diz chamar-se Homem das Neves. O mundo onde ele nasceu já não existe. A voz de Órix, a mulher que ele amava, persegue-o, e os Filhos de Crex são responsbilidade sua. Que aconteceu ao mundo? 

Nesta obra de Margaret Atwood, uma das escritoras mais aclamadas da sua geração, Jimmy, ou o Homem das Neves, é o último sobrevivente da espécie humana. O único que escapou a uma misteriosa catástrofe. Agora, o mundo é habituado por estranhos seres transgénicos, os Filhos de Crex.

Num ato de desespero, Jimmy é obrigado a deixar a sua árvore e descobre que o mundo à sua volta está longe de ser o que ele imaginava.

Margaret Atwood é capaz de nos transportar para mundos novos, marcados por distopias e personagens cativantes e misteriosos que nos agarram.

Uma coisa é certa, nada voltará a ser o mesmo depois de ler este livro.


Sinopse

Nada voltará a ser o mesmo depois de ler este livro.

Pode ser que os porcos não voem, mas estão completamente alterados. O mesmo se passa com os lobos e outros animais. Um homem – que em tempos se chamou Jimmy – vive numa árvore, embrulhado no seu lençol, e diz chamar-se Homem das Neves. A voz de Órix, a mulher que ele amava, provoca-o e persegue-o. E os Filhos de Crex são agora responsabilidade sua. Como é que o mundo inteiro se desmoronou tão depressa?

Com a sua habitual agudeza de espírito e o seu humor negro, Margaret Atwood apresenta-nos um mundo novo, habitado por personagens que não nos deixarão nem depois do último capítulo.