quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Estreias de cinema de 7 de Novembro de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


Midway

Um drama histórico sobre os eventos ocorridos entre os dias quatro e sete de Junho de 1942, seis meses depois dos ataques a Pearl Harbor e apenas um mês após a Batalha do Mar de Coral. O foco é aquele que ainda hoje é recordado como o mais importante confronto naval da Segunda Grande Guerra, entre a Marinha norte-americana e a Marinha Imperial Japonesa, na ilha Midway, localizada no norte do Oceano Pacífico. O desfecho desta batalha alterou, definitivamente, o curso da História.
Com assinatura do veterano em efeitos especiais Roland Emmerich ("Máquinas de Guerra", "Godzilla", "10.000 AC", "2012", "O Dia Depois de Amanhã"), baseia-se em factos verídicos e conta com a participação dos actores Luke Evans, Ed Skrein, Patrick Wilson, Woody Harrelson, Darren Criss, Mandy Moore, Dennis Quaid, Nick Jonas e Aaron Eckhart. Esta história tinha sido já adaptada ao grande ecrã por Jack Smight, em "A Batalha de Midway" (1976), com Charlton Heston, Henry Fonda, Robert Mitchum, James Coburn,  Robert Wagner, Cliff Robertson, Glenn Ford e Tom Selleck como protagonistas. 


Quem Brinca Com o Fogo...

O treino destes bombeiros-paraquedistas preparou-os para toda a espécie de perigos e adversidades. São corajosos, fortes e capazes de enfrentar qualquer ameaça, à excepção de… três miúdos desobedientes que acabaram de resgatar de um incêndio florestal. A vida no quartel não regressará à normalidade enquanto não localizarem os respectivos pais, que ninguém percebe porque é que ainda não deram sinais de vida…
Uma comédia realizada por Andy Fickman ("Oh Não! Outra Vez Tu?", "Sarilhos em Família", "O Segurança do Shopping: Las Vegas"), segundo um argumento de Dan Ewen e Matt Lieberman. John Cena, Keegan-Michael Key, John Leguizamo, Brianna Hildebrand, Dennis Haysbert e Judy Greer dão vida às personagens. 


Adeus Lenine!

Outono de 1989. Pouco antes da queda do Muro de Berlim, a mãe de Alex tem um ataque cardíaco e entra em coma. O triunfo do capitalismo acontece enquanto ela está inconsciente. Quando finalmente acorda, no Verão de 1990, a RDA deixou de existir e Berlim está totalmente transformada. Alex, determinado a protegê-la a qualquer custo e com medo que ela volte a ter um ataque cardíaco se souber o que aconteceu, decide não lhe contar que o Muro caiu. Com a ajuda de um amigo, fabrica programas de televisão que já deixaram de existir, evita que ela veja anúncios publicitários (o que seria se ela visse um cartaz da Coca-Cola!) e enche a casa de produtos e objectos, cada vez mais raros e difíceis de conseguir.
Realizado por Wolfgang Becker, "Adeus Lenine" tem música de Yann Tiersen, o compositor que toda a gente conhece da banda sonora de Amélie Poulain.