quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Crónica de Viagens - Jorge Santos


“A cidade”... a minha cidade de sempre e para sempre....

São 10h00 da manhã e já deixei a estação de comboios. Pedalo apressado por entre o verde dos campos, e a típica neblina da região dos Flandres. 
Aos poucos a cidade começa a despertar, e os cheiros das inúmeras chocolateiras, anunciam a chegada aquela que para mim é eleita, a cidade da minha vida.
A bela Bruges ...

E porquê Bruges e não outra cidade qualquer ? Também não sei responder, apenas sei, e por muito Mundo que conheça, nenhum local me consegue passar a energia e a paixão que tenho por esta cidade. Cidade essa onde curiosamente conheci o António, que simpaticamente me convidou para escrever alguns artigos sobre viagens neste seu espaço.

Obviamente não poderia ter começado por outra cidade...


Não vou falar de monumentos, nem tão pouco da origem, ou da sua história, pois essa pode ser lida em qualquer “ Blogue “ da especialidade, ou até através da “enganadora” Wikipedia ...  

Bruges é uma cidade que não se explica, sente-se, caminha-se, respira-se e apaixona-se. Uma cidade romântica, mas ao mesmo tempo histórica, medieval, e intemporal. 
Os seus canais, autênticas telas a céu aberto, mais parecem terem saído de um conto de fadas...

Para sentirem o que quero dizer, aconselho vivamente um passeio de “charrette” por entre as ruas estreitas e de calçada polida por força da cadência dos cascos de cavalo.
É incrível como esse passeio nos transporta até à época medieval, tal a conservação desta cidade. Fazer um passeio pelos seus canais, rompendo as diversas ruas e praças, é uma outra perspectiva a não perder...


Poderia horas a fim, falar da Market, da Basílica do Sangue Sagrado, das inúmeras lojas de chocolate, museus, ponte de São Bonifácio, etc ... etc ... mas não ! Prefiro antes que sintam esta cidade por vocês próprios. Bruges não se lê, Bruges é para se visitar com calma e tempo, talvez 4 dias dêem para respirar um pouco esta cidade. 

Chegar a Bruges não podia ser mais fácil, voo directo até Bruxelas ( Capital da Bélgica), seguido de comboio até Bruges. 
Os comboios saem de hora a hora e o tempo de viagem é precisamente 1 hora.

Depois ? Bem... depois é a minha história, alugar uma bicicleta, e pedalar o mais rápido possível afim de bebermos tudo o que esta cidade nos oferece, até ficarmos completamente embriagados e viciados, para voltar uma e outra vez mais...

Posso dizer que já vou na minha 28ª visita, e certamente não vou ficar por aqui.

Assim sendo até já Bruges ...

Apresentação Jorge Santos

O meu nome é Jorge Santos, tenho 48 anos e trabalho na Agência Abreu há mais de 33 anos. A minha paixão é a família, e o Mundo, afinal de contas a minha verdadeira casa ao longo dos tempos. Como coordenador nacional dos grupos de lazer da Abreu, acompanho inúmeros clientes por esse mundo fora, assim como construção de viagens à medida e respectivas viagens de inspecção.

O que vou tentar transmitir através de alguns artigos, são simplesmente sentimentos e experiências vividas na primeira pessoa, e não falar tanto da vertente organizativa da viagem em si.