terça-feira, 10 de setembro de 2019

Crónica Saúde - Joana Franco


Um olá muito especial a todos os leitores.

Vamos, esta semana, falar da estação do ano em que nos encontramos, o Verão.
Bem sei que este ano o Verão não tem sido aquilo a que estamos habituados e tem-nos trocado as voltas. No entanto, há cuidados que se devem ter sempre que estamos expostos ao Sol.
O Sol transmite-nos a vitamina D, substância importante para a pele, para o crescimento dos nossos ossos e, de forma indireta, para o nosso bem-estar e boa disposição. É fundamental para as nossas vidas. Mas existem dicas para prevenir os malefícios que a exposição prolongada ao sol e ao calor podem infligir.
Irei abordar esta semana, sendo assim, os principais cuidados para quem está exposto ao Sol, seja em trabalho, durante todo o ano, ou na praia, rio, montanha, parques ou algum outro sítio onde o calor seja uma constante:
- A exposição solar deve ser por curtos períodos de tempo e progressiva;
- Aplicar creme de cara sempre com fator protetor solar durante todo o ano;
- Evitar a exposição ao sol em horas de risco, entre as 11 horas e as 17 horas;
- Utilizar protecção solar adequada: chapéu de abas largas ou boné, óculos escuros, roupas frescas e largas. Pôr em uso chapéus de sol e colocar-se por períodos à sombra;
- Aplicar protector solar 30 minutos antes da exposição ao sol, antes de sair de casa é o ideal;
- Utilizar protector solar adequado ao tipo de pele, quanto maior o fator solar mais protegido ficará; 
- A Hidratação é essencial, beber bastante água ao longo de todo o dia, no mínimo 1,5L;
- Fazer vários snacks nutritivos para que possa ir comendo de 2 em 2 horas, como por exemplo, fruta, sumos naturais, chá gelado, barras de cereais ou bolachas de água e sal;
- É proibido expor ao sol bebés com menos de seis meses, e deve evitar-se exposição direta de crianças com menos de três anos

Em dias de vento e nevoeiro, em que parece que não haver sol, o sol está lá por detrás das nuvens, portanto muito cuidado. Todas estas dicas são também válidas nestes dias.
A utilização de solários está desaconselhada, pelas queimaduras que posteriormente poderão surgir com a sua utilização.

Cumpram estas dicas e sejam felizes. Apanhem sol, divirtam-se, mas respeitem o nosso Sol e a vossa pele.

Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, atualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.