terça-feira, 10 de setembro de 2019

As Três Irmãs do Sertão


A Companhia de Actores apresenta um novo espetáculo, As Três Irmãs do Sertão, no dia 21 de Setembro às 21h30, no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço.

O espetáculo transporta o público para o Sertão nordestino segundo a trajetória de três irmãs, Irina, Macha e Olga que sonham em abandonar a seca e o calor escaldante que afeta o nordeste, numa busca por uma vida melhor em São Paulo. Com um enredo inspirado no texto original do russo Anton Tchecov, a peça conta com a concepção artística de Sara Galvão com músicas de Luiz Gonzaga e poesias de Patativa do Assaré.

“O nosso projecto tem ritmo e assenta em referências da cultura popular da região Nordeste do Brasil e acabou de atravessar o Oceano Atlântico. Dou corpo às três irmãs numa mistura de diálogo e interpretação, enquanto sou acompanhada pelo sanfoneiro e maestro Estevam Dantas, tal como por um elenco que sabe ser bem nordestino e brasileiro”, revela a atriz Sara Galvão. Esta produção da Zum Zum Zum Arte Cultura e Afins tem a presença de Harildo Deda (voz-off), Alisson de Sá (direção e iluminação), João Lins (videografismo) e participação em vídeo do ator Daniel Rabelo.

A primeira montagem do projeto foi desenvolvida em 2009, no âmbito do Mestrado em Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e foi apresentado ao público no Teatro Taborda. Cumulativamente, no Brasil, o espetáculo foi apresentado pela primeira vez, a convite do diretor Jorge Farjala, na Mostra Caleidoscópio no Teatro Sérgio Porto, no Rio de Janeiro, em 2011. A partir daí, cumpriu temporada no teatro Gamboa Nova, em Salvador nos meses de fevereiro e março de 2013, foi selecionado para fazer parte do Festival de Culturas Populares do Governo do Estado da Bahia, através do Centro de Culturas Identitárias – CCPI, em 2014, e integrou a grelha da programação da maior festa junina da Bahia, em Santo Antônio de Jesus, no mesmo ano. Mais tarde, em 2017, o espetáculo foi remontado e reformulado e cumpriu temporadas no Teatro Sesi Rio Vermelho, Espaço Xisto Bahia e Museu de Arte da Bahia, em Salvador, integrando programação da Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica 2017.