Este mês o Grupo LEGO celebra o 25º aniversário do lançamento do seu primeiro videojogo, um quarto de século de inovação digital. Desde o pequeno lançamento de um LEGO Educational Game, o LEGO Fun to Build, no Japão em Dezembro de 1995 a sucessos globais como LEGO® Harry Potter™: Years 1-4 ou LEGO® Star Wars™: The Complete Saga, os últimos 25 anos viram o icónico sistema LEGO a ganhar vida digital em mais de 80 jogos e a trazer a criatividade aos fãs de videojogos em todo o Mundo.
O desenvolvimento de videojogos do Grupo LEGO começou com o “Projecto Darwin”, uma pequena equipa liderada pelo artista Dent-de-Lion Du Midi, que viajou à sede do Grupo em meados da década de 90 para convencer o CEO, Kjeld Kirk Kristiansen, para que permitisse à sua equipa digitalizar o tijolo LEGO. A equipa mostrou a Kjeld o que alguns descreveram como o primeiro “filme LEGO” – uma curta-metragem que levou o ano que antecedeu essa reunião a ser desenvolvida. Desde o nascimento desta equipa, o Grupo LEGO desenvolveu mais de 80 videojogos e vendeu mais de 200 milhões de exemplares em todo o Mundo.
“Ao longo de um quarto de século após o lançamento do primeiro videojogo, o tijolo e o sistema LEGO continuam a oferecer experiências criativas únicas a fãs de videojogos em todo o Mundo.” Diz Ronny Scherer, Director Senior de LEGO Games. “Oferece aos construtores e aos criadores de videojogos oportunidades ilimitadas de jogo e desenvolvimento, oferecendo sempre novas possibilidades e experiências que podem ajudar os novos jogadores a adaptarem-se ao mundo digital. Estamos orgulhosos de termos abraçado desde cedo a digitalização do tijolo LEGO, possibilitando a diversão no mundo físico e digital, abrindo novas possibilidades para todos.”
O Top 5 dos jogos mais vendidos nestes 25 anos (em nenhuma ordem em particular):
LEGO® Marvel™ Super Heroes
LEGO® Harry Potter™: Years 1-4
LEGO® Star Wars™: The Complete Saga
LEGO® Batman™: The Video Game
LEGO® Batman™ 2: DC Super Heroes
Para celebrar este aniversário, será lançada uma nova série de podcasts, “Bits N’ Bricks”, apresentado pelo jornalista Brian Crecente e o documentarista Ethan Vincent, lançado a 2 de dezembro com um teaser, que antecede o primeiro episódio que será já lançado na próxima semana. A série vai mergulhar na longa e rica história do Grupo LEGO de videojogos e experiências no mundo digital e explorar as várias facetas do LEGO Gaming, desde projetos que ficaram “na gaveta” aos sucessos lançados.
O podcast vai passar “a pente fino” a inovação no mundo digital do Grupo LEGO no geral e em alguns temas e títulos em específico. O que vai incluir um projeto nunca antes discutido com a Mojang para um videojogo LEGO Minecraft, esforços iniciais para juntar o mundo físico e o digital numa experiência de brincadeira única, mergulhar na criação da não anunciada LEGO Island – o primeiro jogo do Grupo LEGO® disponível globalmente, além de uma série de conversas com designers do Grupo LEGO, sobre o futuro do digital.
Tendo passado mais de um ano a investigar a história dos videojogos LEGO, Crecente e Vincent pesquisaram mais de 275 pessoas envolvidas na criação de mais de 50 jogos e conduziram mais de 120 entrevistas, armazenando um total de 11 terabytes de informação.
O podcast Bits N’Bricks estreia a 2 de dezembro com um teaser, seguido de um episódio dedicado às reuniões que o criador de Minecraft, Mojang, teve com o Grupo LEGO no esforço de criar um novo mundo aberto.
Os episódios vão ser lançados semanalmente e vão estar disponíveis no website do Grupo LEGO, bem como nas plataformas de podcast mais populares. A ordem prevista dos episódios será a seguinte:
Episódio Teaser
Episódio 1 – Minecraft
Episódio 2 - Fluid Play
Especial de Natal
Episódio 3 - LEGO Island
Episódio 4 - Rise of the LEGO Digital Creator
Episódio 5 - LEGO Builder’s Journey
Episódio 6 - History of TT Games
Episódio 7 - LEGO Universe Part 1
Episódio 8 - LEGO Universe Part 2
Episódio 9 - Strategic Product Unit Darwin
Episódio 10 - LEGO Gaming 25th Anniversary