sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Crónica de Desporto - Ricardo Dias


Memórias do Futebol de Praia

Recordo-me com nostalgia, no final do século passado, início deste de ver excelentes espectáculos de Futebol de Praia.  Deixam-me saudades alguns craques, casos de Isaías, Sotil, Hernâni entre outros na selecção portuguesa mas também Eric Cantona na selecção Francesa e Júnior e Júnior Negão na selecção Brasileira.
Nessa altura, acompanhava o pouco que era possível na altura, apenas algumas transmissões televisivas, em especial do Mundialito na Figueira da Foz, local onde se realiza neste fim de semana a Super Final da Liga Europeia. O jogo nessa altura, tinha menos contacto físico e era um privilégio assistir a magníficos gestos técnicos que com as marcações cerradas, são cada vez mais raros hoje em dia! Já no início deste século e quando os meus amigos já se encontravam na praia do Meco, ponto de encontro de todos nós nos domingos de verão, recordo-me de só me ter juntado a eles mais tarde para me deliciar com mais uma final de um Mundialito de Futebol de Praia. E depois de algumas tentativas vencemos mesmo o Brasil  de Jorginho, Júnior, Júnior Negão e fomos consagrados os Reis da Areia nesse ano, numa selecção onde pontificavam jogadores, como Nunes, Hernâni e Madjer!
Dia de Glória para mim e todos os portugueses! Eu jamais esqueci!

Apresentação Ricardo Dias

Natural de Alfarim, Concelho de Sesimbra nascido em 27/09/1981, pertenço a uma família de dirigentes, técnicos e jogadores de futebol.

Comecei a carreira de futebolista em 91/92, no GD Sesimbra, onde permaneci 3 épocas. em 94/95 ingressei no GD Alfarim onde efectuei 6 épocas nas camadas jovens e 6 nos seniores. 
Como treinador já são 20 épocas, todas em Alfarim, clube do coração, donde se destacam alguns títulos. 
Como jogador, campeão de juniores e seniores da 2°divisão e como treinador campeão distrital de Escolas, tetra campeão zona sul futebol de praia e campeão nacional de futebol de praia na pretérita temporada. Na temporada em vigor, continuo a ajudar o clube a escrever história, estando neste momento a disputar a fase final de campeão da Elite do futebol de praia com a equipa do GRAP (Grupo Recreativo Amigos da Paz) e as profissionais Sporting de Braga e Sporting Clube Portugal.