segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Crónica Coaching - Nuno Reis

Peer group.

Olá e bem vindos a este dia fantástico das nossas vidas!
Neste artigo pretendo abordar um tema delicado, sensível e muito exigente. Hoje falamos sobre as pessoas que formam o círculo pessoal e onde nascem as mais poderosas influências. Como podem ver e bem, o impacto deste grupo nasce da habituação e das ligações criadas entre todos os elementos. 

O tema é sensível pela reflexão que origina e na maior parte dos casos, na conclusão de que a descompensação e o desequilíbrio, são fortalecidas pelo o que é “trabalhado” mental, emocional e energeticamente no “peer group”. Por ser um grupo próximo, são pessoas de confiança, vistas como apoio e confidência, credíveis e que mentalmente, transmitem conforto, segurança e vontade de estar. São estabelecidas necessidades entre os elementos, criando os hábitos e rotinas, de confraternização e de celebração. Por serem o “porto de abrigo”, o grupo também ganha o estatuto de “guardião de segredos”, onde situações que incomodam são partilhadas e sugeridas soluções e respostas. Sim, o grupo também adquire um sentido de apoio emocional e psicológico, onde é procurado a validação de decisões e de crenças. 

A grande questão é confirmar o que recebe do seu “peer group” e o que sente depois de ter estado presente em mais um evento. Quando volta à sua vida, vai mais motivada(o), confiante, entusiasmado ou retorna desmotivado, desconectado e “partido” por dentro? Recorde que o seu nível de motivação e de vontade é a base para tornar as ideias em realidade e estar com pessoas que estimulam a criatividade e activam a ousadia de fazer acontecer vai fazer com que mais coisas fiquem claras na mente.

O tema é delicado porque as pessoas que formam o peer group podem ser pessoas muito próximas e que existem desde sempre. Escrevo sobre pais, irmãos, família e amigos de longa data, fazendo com que a intenção de bloquear a sua influência negativa, 

O percurso da vida pode ser associado ao aproveitamento de oportunidades e do que criou através delas, sendo que o resultado vai ser sempre medido pelo nível de felicidade e de sentido de realização pessoal. Agora vamos enquadrar o peer group e traçar duas linhas que iniciam num grupo de motiva e noutro que desmotiva. A consequência da ligação entre a ideia e a execução, vai estar relacionado pelo tipo de influência recebida e pelo o que aconteceu a nível emocional durante o processo de criação. 

Estando tudo relacionado, é importante que a noção do que está a acontecer quando estamos de olhos fechados e estamos a absorver de forma inconsciente, para mudar resultados deve começar por analisar o que tem vindo a originar um determinado tipo de decisões na sua vida e com isso, tomar a decisão de continuar a ser o mesmo ou a alterar a base com que cria o que assume ser. 

Reforço mais uma vez da exigência de escolher as pessoas que estão próximas de si, de forma a que o seu percurso ganhe novos alicerces de apoio, de motivação e de reflexão, base que ao ser relacionada e entrar em sintonia, vai permitir-lhe tomar decisões mais conscientes, orientadas para o sucesso e com a capacidade de transmitir boa energia, motivação e criatividade. A força que tem dentro de si e o que faz dela, é um recurso poderoso que permite que a visão, a co-criação, a projecção, a visualização e a execução adquiram uma força extra. 

O que é mais importante é que a consciência tenha a noção do que é necessário, importante e prioritário, para que saiba identificar oportunidades, através do conjunto de dilemas, distrações e ilusões que surgem ao longo dos dias, conseguindo desta forma a identificação do que é verdadeiro e está em sintonia com o seu perfil e reais necessidades. Como pode deduzir, este processo é muito rápido, fazendo com que a capacidade de observação e de decisão do que acontece, necessite de ser treinada e estar preparada para lidar com o seu aparecimento. É aqui que entra o que quer, não quer e merece, para que saiba de forma clara e inequívoca tomar decisões relevantes e que colaborem para o seu desenvolvimento pessoal, para o estabelecimento de critérios de qualidade e como resultado final, conseguir o sucesso pessoal e profissional.

O salto que pretende dar, o alcançar da nova realidade, onde sonha estar feliz, realizado(a) e a prosperar no que sente ser o caminho, a lógica, a realidade e o propósito, estão ao alcance do que considerar que é capaz, relacionado com o seu nível de destreza e de aptidões, associado ao que aceitar que é capaz de tornar real e duradouro, interligado com que tudo o que vê de “olhos fechados” e acredita ser para si. A imagem mental que tem de si mesmo(a), durante o processo e ao chegar á realização da visão, deve estar activa de forma positiva e construtiva. Todos estes factores estão relacionados com o que recebe das pessoas que confia para serem seus amigos e confidentes, apoiantes e os “chatos que fazem pensar”, ou seja, escolher e decidir para que receba a confiança, o apoio e o encorajamento necessários para que consiga lidar com a sua fraqueza, medo e desvalorização do imenso valor que no seu interior.

Por outro lado, estar com pessoas que em nada acrescentam à sua vida, que não trazem nada de novo, que servem de “balão de oxigénio”, sem nunca ajudarem a desbloquear situações e a pensar em soluções e alternativas; o que fazem de útil na sua vida? 

Estar com pessoas que o(a) procuram para desabafar constantemente ou que pretendem ir para a “festa” sem pensar em nada, faz com que fique cansado(a) e sem energia para investir no que é mesmo importante para si: equilíbrio interior. É importante ter a noção de que estas pessoas podem “sugar” a energia a um nível tão elevado que mesmo que queira ou necessite de tomar decisões ou de fazer algo, vai estar tão quebrado(a) que vai preferir adiar, procrastinar ou “deixar para amanhã”.

Para finalizar este tema, convido a analisar quem está do seu lado, qual o papel que tem tido no nível de sucesso e de realização pessoal que obtém das suas acções e colocar na balança dois factores: bloquear constantemente ou prosperar continuamente. 2 pontos para ter em conta e assumir como ponto inicial do seu futuro. O que tem escolhido e o que vai escolher a partir deste momento? A decisão é sua, a consequência também.

Gostaria de ter a sua opinião sobre o que leu e convido a enviar-me a sua opinião. É importante.
  
geral.coachnuno@gmail.com

Apresentação Nuno Reis

Chamo-me Nuno Reis, tenho 42 anos e sou um empreendedor que acredita e ousa fazer acontecer.

Desde 2006 que trabalho na área de desenvolvimento pessoal, tendo-me especializado no acompanhamento e fortalecimento mental e emocional, contribuindo para a melhoria de funcionamento pessoal e profissional.

Profissionalmente divido o meu tempo entre áreas que estão relacionadas com o sucesso e o bem-estar. Sou Director de Recursos Humanos na Imobiliária ByNunes Privilege, tendo como funções o recrutamento, selecção e integração; desenvolvo o meu projecto de coaching em sessões individuas e em palestras motivacionais; sou gestor de carreiras (associado ao coaching) e Relações Públicas no futebol profissional. Para além destas responsabilidades e oportunidades, trabalho as redes sociais Facebook, Linkedin e Instagram, colaborando com jornais, sites e blogs com artigos de opinião relacionados com a área comportamental e desenvolvimento pessoal.

Falando um pouco de mim, sou alguém igual a qualquer outra pessoa, procuro ser feliz, sentir-me realizado e feliz com que faço, sou e consigo. Com 42 anos, vivo em Almada e trabalho por todo o mundo, presencial e online, conseguindo desta estar a realizar o meu principal chamamento que é ajudar o maior numero de pessoas a conseguirem sentirem-se felizes, orgulhosos de si e de bem consigo, com o mundo e a vida.

Os meus hobbies são variados, estando relacionados com a natureza, arte e celebração da vida. Aprecio caminhadas, passear, estar com amigos, conviver, ler, escrever, ir ao teatro e ópera, reflectir na vida ou simplesmente estar sem fazer nada. Ajudo socialmente algumas instituições, no apoio logístico ou de imagem, conseguindo desta forma sentir a alegria de ajudar de forma genuína o mundo que tanto me oferece e proporciona.

Convido a conhecerem o meu trabalho e a enviarem-me todas as questões que tenham. Partilho com todos os links de onde me podem encontrar. Gratidão pelo carinho e recorda sempre: nasceste para ser feliz, para ter sucesso e para seres sucesso. Desta forma a vida faz sentido 😉

Redes sociais
Linkedin: www.linkedin.com/in/nunoreiscarreira
Facebook: https://www.facebook.com/CoachNunoR
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbHA8rMfM5W6Mr7jxFZAHZQ/videos?view_as=subscriber
Instagram: https://www.instagram.com/nunoreis_drhbynunes_coach
Site Nuno Reis: https://coachnunoreis.wixsite.com/sucesso
Site Nuno Reis ByNunes Privilege: https://www.bynunes.com/detalheagente/nuno-reis/21902994