terça-feira, 3 de setembro de 2019

Crónica Saúde - Joana Franco


Saúde…

A saúde é uma palavra na qual não pensamos no dia-a-dia. Não faz parte do nosso discurso do quotidiano, se efetivamente nós tivermos saúde. 
Somos capazes de falar de tanta coisa, de tantos assuntos relacionados com o nosso país, outros países, com os vizinhos do lado, com o trabalho, com as férias, com medicamentos, com as doenças… Sim, com as doenças. Se as tivermos. Mas e se tivermos saúde? É um tópico que pouco se utiliza nas nossas trocas de palavras diariamente.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. 
A ONU, como outro exemplo, acrescenta que “disponibilidade financeira, acessibilidade, aceitabilidade e qualidade do serviço de saúde pública do país” são 4 condições mínimas e essenciais para que cada Governo consiga assegurar a Saúde do seu Povo.
Existem inúmeros exemplos de conceitos que podem ser utilizados para definir Saúde. O mais importante é o facto de que “dentro do conceito ‘Saúde’ ” existem tantos outros que são importantes de se entender para que a Saúde seja o que todos possamos ter.
E não são só medicamentos que nos trazem saúde. Há prevenção que se pode e deve fazer, em que se inclui alimentação, estilo de vida, exercício físico, saúde mental, bem-estar, entre tantos outros.
Nos textos que irei escrever para este Blog vou abordar temas importantes para a saúde de todos. Vou partilhar dicas, ideias, definições, opiniões. Irei falar de situações de doença, é certo, uma vez que a saúde está diretamente relacionada com a doença.
Mas, irei tentar mostrar também, que se pode prevenir a doença. Que todos podemos ter saúde, dentro das nossas limitações. Que a Saúde é um bem e um direito de todos. Que a Saúde pode e deve ser um tópico principal.

Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, atualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.