sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Robinson Crusoé, de Daniel Defoe



Robinson Crusoé é uma obra-prima da literatura universal.

No dia em que o jovem rebelde inglês Robinson Crusoé ignora os conselhos da família, deixa o conforto da sua casa e decide ser marinheiro e conhecer mundo, começa uma grande aventura que durará cerca de 30 anos.

Nas suas viagens, enfrenta tempestades fortíssimas e adversidades causadas pela natureza agreste e por homens brutais, como piratas e canibais. Passa por África e pelo Brasil, mas a sua ambição leva-o a querer seguir caminho. Numa dessas aventuras marítimas, o seu navio naufraga e Crusoé, o único sobrevivente, consegue chegar a uma ilha deserta... ou talvez não.

Esta história, publicada há precisamente trezentos anos, merece continuar a ser lida. É um exemplo de superação e de como, respeitando os recursos disponíveis, podemos ultrapassar as dificuldades com perseverança, paciência, inteligência e imaginação.

«No regresso a casa, anos mais tarde, será inevitavelmente um homem transformado por essa experiência-limite: a provação da extrema solidão.» in Prefácio de Carla Maia de Almeida

A Fábula disponibiliza as primeiras páginas para leitura aqui

 (ed. Fábula | 432 pp. | 16,99€)